REABILITAÇÃO DE CASA NA RUA FREIRE DE ANDRADE. PORTO . 2012 . 70 m2 . CLIENTE - PARTICULAR . FOTOGRAFIAS - JOANA PINHEIRO
CASA NO CANIDELO . VILA NOVA DE GAIA . 2016 . 400 m2 . CLIENTE - PARTICULAR. IN PROGRESS
HOTEL RURAL BARRANCÃO NORTE . GRÂNDOLA. 2021 . CLIENTE - PARTICULAR
O projecto prevê a construção de um Hotel Rural com 12 casas num total de 104 camas distribuídas em 50 quartos e 2 suítes.
A propriedade ocupa uma elevação com configuração longilínea Nascente/Poente, numa pendente suave em direção ao mar. A topografia é acidentada, com várias colinas de pendente acentuada. A arborização é densa com clareiras dispersas, notando-se principalmente o montado de sobro que assume uma importância ecológica que deverá ser protegida e valorizada.
As vistas da propriedade são bonitas, com o ondulado do próprio terreno em primeiro plano, e o mar na direção poente e a serra da Arrábida na direção Norte, como pano de fundo
Situado numa paisagem de caracter vincadamente rural o projecto procura promover a recuperação ecológica da propriedade e a sua compatibilização com os novos usos relacionados com o turismo em espaço rural.
O acesso é realizado através de uma estrada em saibro que liga todas as unidades de alojamento e que permite o estacionamento automóvel na sua proximidade.
As casas dividem-se entre si em 2 tipos, consoante a topografia do terreno em que se situam. A casa tipo A desenvolve-se em dois pisos tirando partido do declive acentuado procurando ter uma menor presença na paisagem. A entrada é feita pelo piso superior, numa forma retangular com cerca de 21m x 10m, onde se situam todas as áreas comuns: salas, cozinha e zona de refeições. A cobertura deste volume será inclinada, em telha com um pequeno terraço junto à entrada, e as paredes rebocadas e pintadas a tinta à base de cal. É no piso inferior, onde estão localizadas os 4 quartos. Este piso será revestido a pedra da região, lembrando um muro de suporte. A sala terá um terraço, aberto sobre a pendente e a vista.
A casa tipo B, aproveita a zona plana em que se encontra e desenvolve-se num só piso, numa forma quadrangular com cerca de 20m x 20m. Funcionalmente, divide-se em 2 zonas separadas, a social e a zona de quartos, mas pode ser percorrida circularmente, em torno de um núcleo central de serviços. Tem 5 quartos distribuídos ao longo de um corredor, e a cozinha e zona de refeições integradas no espaço da sala. Os vãos generosos da zona social estão resguardados da luz solar através de platibandas que cobrem os alpendres num canto da casa. Os quartos, dispõem de janelas mais pequenas e recuadas em relação ao plano de fachada. Toda a construção será executada em betão colorido em tons de terra, numa aproximação à imagem da casa de adobe da região. A cobertura plana será aproveitada parcialmente para terraço de estadia, mas será em grande parte coberta com vegetação autóctone, o que permitirá não só uma temperatura mais amena dentro casa, mas também uma integração mais próxima com a envolvente natural.
Na Unidade de Alojamento nº 12 encontram-se as Zonas Comuns do Hotel como a receção, zona onde serão prestados os serviços de refeições, pequenos-almoços e bar, áreas de estar comuns, instalações sanitárias, zona de armazenagem, cozinha e a área destinada ao pessoal com instalação sanitária e vestiário próprio.